Crescendo cada vez mais no mundo inteiro, o kpop é um gênero musical vindo do oriente, em um estilo de mercado único e ultra rotativo.
OO que é kpop? Seria um gênero musical, uma febre, um estilo de vida? Kpop, por si só, não é sempre visto como apenas um estilo de música baseado em sua localidade, a Coreia do Sul, mas também é uma variedade de sons, estilos e visuais que moldam tudo o que vemos em um clipe ou um show de um “idol” coreano.
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Tudo isso está muito em evidência novamente agora, mas o kpop está na cena oriental já há muitos anos, talvez mais do que a gente possa imaginar. As origens desse gênero começam ali na década de 90, com grandes investimentos tomando forma e crescendo na Coreia do Sul (alguns ousam dizer que a origem real data de 1885, mas vamos nos ater ao modern kpop digno do que a gente tá escutando agora). O advento da internet e das mídias digitais muito influenciaram para o avanço dessa cultura, e de um maior alcance desse tipo de entretenimento.
Mas o que difere a música coreana da música ocidental que estamos acostumados? Tem muita coisa, desde ritmos a ciclo de lançamentos. Estilos, divulgações, grupos ou solistas. Enquanto que no Ocidente – mais especificamente a música norte-americana – artistas em carreiras solo têm mais facilidade em divulgar seu material, recebendo maior investimento de suas gravadores, no Oriente girlgroups e boygroups são extremamente mais populares, muitas vezes criados pelas próprias empresas, ou eventualmente através de reality shows (o que acontece também nos Estados Unidos ou, mais popularmente, no Reino Unido em programas como o The X Factor).
Na indústria do kpop, especificamente na coreana, os artistas comumente são chamados de “idols”, e passam por um longo e dedicado período de treinamento como trainees nas empresas de entretenimento. Esse treinamento pode durar vários anos, iniciando ainda como adolescentes, sem uma idade específica para começar ou debutar, que, neste caso, significa estrear em algum grupo ou dar início em sua carreira como idol. Infelizmente, não é 100% garantido que após todos esses anos, a pessoa consiga debutar, considerando o mercado bastante competitivo. E mesmo quando isso acontece, não é sempre que o sucesso vem, resultando no que é conhecido como “disbands”.

Para se tornar um trainee, acontecem as audições, ou os jovens são recrutados por olheiros na própria Coreia do Sul e outros países, como Japão, China, Austrália ou Estados Unidos. O treinamento de kpop inclui dança, canto, rap, e línguas estrangeiras, como inglês, japonês e mandarim, que eventualmente serão necessários em eventos, shows, comerciais ou mesmo músicas, conforme o sucesso de cada idol ou grupo. O inglês é primordial, tendo em visto que muitas vezes é “mesclado” com o próprio coreano nas músicas, com o intuito de se tornar mais popular em países próximos ou no Ocidente.
E aí chega o debut! Após anos de treinamento, o grupo precisa agora mostrar aos netizens (termo utilizado para definir os fãs mais árduos, aqueles que realmente possuem seus bias, vão aos shows apoiar seu idols, etc) a que vieram. A divulgação é intensa, com aparições em programas musicais e de variedades. Um mesmo grupo pode ter mais de um single ou mini álbum lançado num mesmo ano. O ciclo é bem rápido, com um debut e um comeback acontecendo num curto período de tempo. Muitas vezes, a carreira decola rápido, com o grupo se lançando no Japão ou na China alguns anos (algumas vezes, meses) após estrearem na Coreia.

Talvez o maior impacto que o kpop já tenha causado mundialmente foi o a música e o videoclipe do artista PSY, Gangnam Style, atualmente com quase três bilhões de visualizações no YouTube e incontáveis covers mundo afora. O barulho causado com seu lançamento em 2012 trouxe mais atenção ao kpop, que ainda era pouco conhecido, mas já com grupos de sucesso como Girls’ Generation, 2NE1 e Super Junior estabelecidos, a geração mais popular do gênero até então.
Com isso então, chegamos ao período mais atual, já na 5ª geração do kpop moderno. Após reality shows de sucesso como o Sixteen, que originou o TWICE e o Produce 101, que teve duas temporadas e criou o girlgroup I.O.I. e o boygroup, em 2017 WANNA ONE. Ainda que seja um estilo musical em ascensão, muita coisa boa está presente no kpop e muito ainda está por vir. Eles estão chegando a Billboard, estão influenciando novos artistas pelo mundo todo e fazendo muito sucesso por onde passam. A gente curte, dança, faz as coreografias e canta mesmo sem saber. Pois é divertido, né?
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Annyeong!
PARA COMEÇAR
WANNA ONE – recém chegados da segunda temporada do Produce 101, os onze membros já tem um mini álbum pra gente ouvir!
PRISTIN – elas debutaram esse ano e já tiveram comeback. I like, dududududududu
I.O.I. – o primeiro grupo formado pelo Produce 101, com o sucesso Pick Me, as onze garotas tiveram vida curta como grupo, mas deram origem a novos girlgroups desde o seu fim.
Girls’ Generation – 10 anos de estrada e muito sucesso! As Divine 9 (hoje 8, após a saída da Jessica), lançaram em agosto desse ano o Holiday Night, álbum comemorativo da carreira.
BLACKPINK – da YG Entertainment, responsável por grupos como BIGBANG e 2NE1, o quarteto surgiu em 2016 com o hit BOOMBAYAH e tem se estabelecido como um dos grupos mais fortes no Ocidente, quebrando recordes de views no YouTube.
BTS – grupo mais popular do momento, os garotos ganharam, recentemente, um prêmio na edição deste ano da Billboard Music Awards, e já até figuraram na Billboard Hot 100. fã base consistente e devotada #ARMY
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