O Oscar é a premiação de Cinema mais importante do mundo. Aqui, nós explicamos como funciona o processo de escolha para os Indicados e Vencedores do evento.
AAno após anos, o Academy Awards toma lugar em Los Angeles, na Califórnia, premando o melhor da indústria cinematográfica. Popularmente conhecido apenas como Oscar, a mais importante premiação do Cinema é promovida anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, reconhecendo os melhores trabalhos realizados ao longo do ano anterior. São, ao todo, 24 categorias, contemplando as mais variadas áreas do meio.
Os Membros da Academia
A Academia, fundada em 1927, é composta por aproximadamente 8.000 membros, divididos em 17 classes. Apesar de ser formada majoritariamente por americanos, a filiação é aberta a profissionais do ramo cinematográfico de todo o mundo. Para se tornar um membro da Academia é necessário ser indicado ao Oscar em alguma categoria ou então ser convidado pela própria Academia, por meio da sugestão de pelo menos dois membros ativos da instituição.

Sendo Indicado
O processo é recheado de protocolos burocráticos e complexos, começando com o preenchimento de um formulário chamado Official Screen Credits. Os produtores do filme preenchem essa ficha com todas as especificidades da produção, apontando as categorias que o filme pretende concorrer. A Academia, então, reúne esses formulários e faz a lista Reminder List of Eligible Releases, que consiste na seleção dos filmes elegíveis para a premiação. Assim, a organização envia uma cédula de indicações e uma cópia dessa lista de candidatos para todos os membros da Academia. Uma vez que os integrantes receberam suas cédulas, eles passam a ter o prazo de duas semanas para restringir o número de trabalhos escolhidos.
A Votação
A escolha do vencedor de cada categoria pode ser separada em duas etapas: uma primeira para definir os indicados de cada categoria e a segunda para eleger os vencedores da estatueta.
Os Indicados
É importante ressaltar que nesta etapa as indicações são definidas dentro das respectivas áreas de trabalho, ou seja: atores votam nos indicados para atuação, diretores para direção e assim por diante. Entretanto, o prêmio mais cobiçado da noite, que coroa o vencedor da categoria de Melhor Filme, possui uma regra distinta e engloba todos os votantes da Academia, enquanto a categoria de Melhor Filme Estrangeiro é responsabilidade de um comitê específico.

A escolha dos indicados de cada categoria se dá por meio de voto preferencial, em que, na primeira etapa, os votantes enumeram suas escolhas em ordem de prefêrencia de 1 a 5, em uma espécie de ranking. As cédulas, então, são enviadas para uma empresa que faz a contagem. Nesse momento a contabilização considera somente as primeiras escolhas de cada ranking, estabelecendo uma “nota de corte” para que um concorrente entre para a lista final de indicados. Se ao final desta contabilização ainda não tiver cinco concorrentes com esse número de votos necessários, aquele que recebeu menos votos como nº1 dos rankings é eliminado e seus votos são redistribuídos para as segundas opções de cada uma de suas respectivas cédulas individualmente. Esse processo se repete até que todos os cinco indicados da categoria sejam definidos.
A categoria de Melhor Filme tem suas peculiaridades: há também a adoção do voto preferencial, mas permite que os votantes enumerem até 10 escolhas de longas-metragens. Para se tornar um candidato, um filme precisa ser a escolha favorita do ranking de pelo menos 5% das cédulas de votação. É importante lembrar que nesta categoria todos os votantes podem escolher seu favorito.
Os Vencedores
Uma vez estabelecidos os Indicados, uma nova cédula é produzida e enviada para os membros da Academia para que estes possam votar em todas as categorias existentes na premiação – não se restringe às suas próprias classes como na escolha dos indicados. A contabilização dos vencedores se da por meio de votos únicos e absolutos – exceto para a categoria de Melhor Filme.
O grande vencedor do Oscar é escolhido a partir do mesmo processo das indicações: na cédula definitiva, os membros da Academia estipulam um ranking de preferência de acordo com o número de filmes indicados no ano. Em 2019, por exemplo, são oito Indicados, no total.
Assim, a contagem dos votos ocorre da mesma forma que no período de indicações: elimina-se os menos votados e faz-se a redistribuição dos seus votos até que um filme atinja o número mágico de [50% + 1 dos votos absolutos]. E, então, este é o grande vencedor!