Dona do sucesso mundial “New Rules”, Dua Lipa é dona de um talento capaz de entregar um álbum cheio de hits – e um promissor futuro.
PPara quem aguardava uma renovação no mercado de músicas do gênero pop, New Rules, o primeiro grande hit da artista britânica-albanesa Dua Lipa, assegurou a ascensão de uma nova boa artista no estilo musical. A divertida faixa traz uma sonoridade cheia de sintetizadores, que nos faz lembrar uma ligação telefônica onde uma amiga nos instrui sobre como ficar longe de um relacionamento ruim, garantiu seu lugar no Billboard Hot 100 e no topo do iTunes UK. O clipe da música, que já soma mais de 200 milhões de visualizações no Youtube, é igualmente divertido e também muito atual, trazendo uma experiência estética muito bem feita, além de uma mensagem sobre sororidade e girl power.
Mas apesar do sucesso da música, Dua Lipa tem potencial para ser muito mais do que uma artista de um hit só. A cantora de voz, personalidade e visual marcantes começou a sua carreira aos 14 anos postando covers no Youtube. Músicas de Nelly Furtado e Cristina Aguilera eram algumas interpretadas por ela. Apesar de nenhum de seus vídeos ter viralizado, a jovem que agora tem 22 anos afirma que eles foram essenciais para o seu trabalho, pois serviram como um portfólio para que, em 2015, ela assinasse com a gravadora Warner Bros Records.
Dua Lipa lançou seu disco homônimo, o primeiro de sua carreira, em julho de 2017. O gênero dele foi definido pela própria artista como “pop sombrio”. As 12 faixas (17, na versão deluxe) narram a história nada nova no mundo da música de um relacionamento do começo ao fim. Porém, o som meio experimental das canções, junto com a potente voz de Dua, trazem originalidade e apresentam bem o estilo da artista, que é influenciada por cantoras como Nelly Furtado e P!nk.
O álbum começa com Genesis, fazendo um paralelo entre a criação do mundo e o início do relacionamento. A metáfora permeia outras canções, como Garden, onde Dua Lipa pergunta, já no fim do romance, se eles estão deixando o Jardim do Éden. Já na fase de superação do amor que não deu certo, ela entoa hinos de superação dançantes, como IDGF e New Rules.
Alcançando a primeira posição no iTunes britânico, o álbum trouxe músicas já conhecidas pelos fãs da cantora, como Blow Your Mind (Mwah), lançada em 2016, que foi a estreia de Lipa no Billboard Hot 100 e garantiu a ela o título de uma das maiores artistas revelação daquele ano, de acordo com a MTV. Além disso, o álbum conta com uma faixa composta em colaboração com Chris Martin, do Coldplay, e uma parceria com o cantor americano Miguel (que também já colaborou com o brasileiro Emicida).
Dua Lipa foi considerada pela BBC uma das artistas mais promissoras do mundo, e seu álbum mostra bem porque. Em tempos de crise na música pop, onde a originalidade anda em falta, ela consegue nos apresentar algo novo e cativante. É definitivamente uma artista em que vale a pena ficar de olho.
PLAYLIST